Como estudar com flashcards pode potencializar seus estudos?


Os flashcards nos estudos são ótimos aliados para revisão de conteúdo ou para memorizar aquele assunto que você sempre esquece ou confunde. Saiba como usar.

Compartilhar

Provavelmente você já tenha ouvido falar por aí sobre estudar com cartões. Os flashcards são práticas antigas usadas pelos estudantes e muito eficientes.

Você já tentou usar? Como foi sua experiência?

Saiba que os flashcards são ótimos aliados para revisão de conteúdo ou para memorizar aquele assunto que você sempre esquece ou confunde.

São muitas as possibilidades, por isso vou falar mais sobre como eles podem ser usados para potencializar seus estudos e te contar algumas ferramentas para criar os seus.

Depois, você terá informações suficientes para acrescentá-los a sua rotina de estudos.

Quando utilizar os flashcards?

Se você prefere utilizar tópicos e é adepto da decoreba para estudar, os flashcards servem para você.

Isso porque, os cartões tem como objetivo facilitar a memorização de conteúdos. Funcionam muito bem com disciplinas mais objetivas, como aquelas que apresentam fórmulas, processos e leis.

Há algumas coisas que precisamos ter na ponta da língua e que exige pouca interpretação. Por exemplo, em Física e Matemática, se você não tiver decorado algumas fórmulas, a resolução dos exercícios será um pouco mais complicada.

Outro exemplo, são leis, artigos e prazos do Direito. Estudantes da OAB precisam memorizar certos processos e dados para não se confundirem nas questões.

Vocabulário de idiomas, fatos históricos importantes e estruturas gramaticais também podem ser revisadas com o uso dos flashcards.

O uso dos cartões atua na memória de longo prazo, já que você repete os mesmos conteúdos várias vezes.

Além da memorização, os benefícios são:

  • Fácil de utilizar e levar.
  • Revisão de conteúdo em menos tempo.
  • Dinâmico e divertido.
  • É possível acompanhar o desempenho.
  • Pode ser utilizado para vários assuntos.

Como produzir um flashcard?

A ideia é bem simples, pergunta de um lado e resposta no verso.

Imagine uma prova oral, em que o professor faz a pergunta e você precisa responder de forma sintetizada.

Para isso você pode:

  1. Anotar uma palavra e no verso o conceito, significado e exemplo.
  2. Anotar uma frase deixando as lacunas do que precisa lembrar.
  3. Anotar a fórmula e no verso descrever quando e para que é usada.
  4. Anotar uma pergunta curta e no verso a explicação sintetizada.

Ao criar seu cartão, elenque os conteúdos mais importantes de cada disciplina e aqueles que você tem dificuldade, assim será mais produtivo.

Outra forma é criar os flashcards após a resolução de um simulado com os tópicos das questões que você errou.

Enquanto estiver estudando, separe em montes os cartões que você acertou e errou para mensurar seu desempenho. Quando acabar, analise suas dificuldades e embaralhe todos os cartões para o próximo dia de estudo.

Dê preferência para flashcards em papel feitos por você. Seja folha sulfite, papel cartão ou com linhas pautadas, o importante é ter um material útil e bem organizado.

Além disso, evite copiar trechos prontos de livros e internet. Ao reunir as informações e escrevê-las você já está recordando os assuntos.

E também, o fato de sintetizar um conceito complexo em poucas palavras faz com que você reflita sobre o tópico e o aprenda. É como se estivesse ensinando alguém.

Ferramentas online para fazer flashcards

Para quem adora usar a tecnologia para estudar, saiba que há diversas ferramentas disponíveis na internet que ajudam você a produzir seus flashcards.

Ou ainda, você pode só estudar com cartões já prontos disponibilizados online.

Goconqr – Você pode acessar o conteúdo gratuitamente, mas também há versão paga. Essa plataforma disponibiliza cartões prontos para você estudar.

Canva – Aqui você personaliza os cartões, pode inserir imagens e é fácil de entender.

Flashcards Brasil – É uma ferramenta paga. Você pode estudar com os flashcards disponibilizados pela plataforma ou ainda criar os seus.

E aí, gostou das dicas? Então, faça seus cartões e torne sua revisão mais prática e produtiva.

Compartilhar

estude gratuitamente
com a kultivi

CADASTRE-SE