10 cursos online e gratuitos para você começar bem 2019


Comece o ano aprimorando seus conhecimentos e conquistando seus objetivos nos estudos com 10 opções de cursos online e gratuitos.

Compartilhar
10 cursos online e gratuitos para você começar bem 2019

Quais cursos você pretende fazer em 2019? Se você ainda não pensou nisso, sugiro que continue lendo este artigo, porque quero te apresentar uma lista com 10 cursos online e gratuitos.

Quero destacar que todos os cursos da lista possuem certificação também gratuita.

É comum no início do ano refletirmos sobre nossas atitudes no ano anterior e tentar fazer diferente no que está começando.

Aprender coisas novas e evoluir são atitudes que garantem bons resultados profissionalmente.

No entanto, antes de começar qualquer curso é importante definir metas claras e alcançáveis. Se você sabe o que, como e quando fazer, o comprometimento com o objetivo aumenta.

Metas muito amplas e sem planejamento tendem a não ser cumpridas. Quem nunca desistiu de um curso, não é mesmo?!

Se você não sabe por onde começar a definir e muito menos como manter o foco para cumprir as metas, eu quero te mostrar que com boas escolhas e planejamento, é possível evoluir pessoal e profissionalmente em 2019.

Como manter o foco em um cursos online gratuitos?

Começamos várias coisas na empolgação, incentivados pela frase motivacional “ano novo, vida nova” e, muitas vezes, desistimos na metade do caminho.

A desistência é fruto da falta de planejamento. Por não saber exatamente qual o propósito em atingir determinado objetivo e nem quanto tempo será necessário para alcançá-lo, os benefícios parecem estar muito distantes.

O psicólogo Tim Pychlyl, da Universidade de Carleton (Canadá), afirmou que na atualidade, o problema mais grave da educação é a procrastinação.

Então, o primeiro passo para manter o foco em um curso online é evitar a procrastinação, estabeleça horários de estudo de acordo com a sua agenda e torne isso rotina.

O curso online tem como pró a flexibilidade em ajustar o tempo e dia de estudo, porém, isso também pode ser um contra. Sempre temos algo mais importante, mais urgente ou que demande menos tempo e é para essas tarefas que damos prioridade.

Portanto, evite deixar aqueles 40 minutos de estudo para depois, amanhã ou semana que vem.

Se posso dar um conselho para você, antecipe os estudos. Estude antes do edital ser publicado, revise conteúdos, pratique ou aprenda um novo idioma.

Aproveite os momentos de estudo. Se você tem 20 minutos por dia, estude concentrado durante esses 20 minutos.

Aprender é algo que demanda tempo e empenho, então torne isso prazeroso, não uma obrigação.

Mentalize a importância dessa atividade para você. Reveja o objetivo que traçou usando o método SMART e pense sobre a relevância do curso para sua vida.

Você já ouviu falar do Método SMART?

O que é o método SMART e como pode ser usado nos estudos?

Desenvolvido e muito usado no contexto administrativo, este método ajuda muitas empresas a planejar o futuro e otimizar o alcance dos objetivos.

O método ajuda a organizar as metas considerando 5 palavras-chave: Específico (Specific), Mensurável (Measurable), Atingível (Attainable), Relevante (Relevant), Prazo (Time-bound). Por isso SMART.

Sendo assim uma forma inteligente para a definição de metas, visto que são considerados vários fatores como o esforço, tempo, motivação, custos, recursos, pessoas envolvidas e demais variáveis.

O que é o método SMART e como pode ser usado nos estudos?

Conforme o infográfico acima, a funcionalidade do método permite que você o use para estabelecer suas metas nos estudos.

Além de rotina, nos estudos é importante estabelecer metas que realmente podem funcionar e monitorar se o que foi planejado está dando resultados positivos.

Para exemplificar, analise comigo esse exemplo: melhorar o writing (habilidade escrita em Língua Inglesa).

Perceba quão amplo é este objetivo.  É fundamental, para tirar uma meta do papel, detalhar o objetivo de modo que ele responda essas perguntas:

  • Por que eu quero atingir este objetivo?
  • Eu consigo alcançar este objetivo? Como? Tenho os recursos necessários?
  • Quanto tempo eu vou me dedicar a este objetivo?
  • Em quanto tempo eu consigo alcançá-lo?
  • Como posso acompanhar o processo?

Como você viu, o objetivo melhorar o writing não é suficiente para responder essas perguntas. Agora vamos reorganizar o objetivo aplicando o método SMART.

Escrever um texto de 4 parágrafos em Inglês, sobre minha rotina, a cada 15 dias, durante 3 meses.

Que diferença, não é?! Assim fica muito mais fácil medir o progresso e garantir que você saberá quando alcançou.

Com metas definidas e sabendo gerenciar o seu tempo, a preparação para atingir seus objetivos nos estudos será mais organizada.

Mas, seja realista. Metas muito fáceis ou muito complexas não motivam.

Conheça 10 cursos online e gratuitos para você começar 2019 com o pé direito.

Cursos online e gratuitos são excelentes opções para quem tem a agenda atarefada.

Eles evitam gastar aquele tempo precioso no trânsito e se encaixam na rotina, visto que você pode estudar no dia e na hora que quiser.

Na lista abaixo você irá encontrar cursos para várias áreas. Seja qual for o seu interesse: Concurso, OAB, Enem, Idiomas ou Empreendedorismo.

Ah, e como conversamos acima, o tempo passa e você já sabe como evitar a procrastinação. Então, acelera aí!

1. Inglês

Atualmente, ser graduado e falar um segundo idioma são requisitos básicos para os profissionais. Faz algum tempo que deixou de ser diferencial.

Se não domina Inglês, já passou da hora de resolver isso.

Não é novidade para você que Inglês é um dos idiomas mais falados no mundo e presente em todos os segmentos do mercado.

Seja para viajar, trabalhar, mudar de cargo ou para mudar de profissão, aprender Inglês é sempre uma boa escolha.

2. Língua Portuguesa – Concursos

Por ser uma disciplina cobrada em todos os concursos públicos, seja em nível Fundamental ou Superior, ter boa pontuação na prova é um diferencial frente à concorrência.

É preciso atenção e uma boa preparação porque Língua Portuguesa é critério de desempate e a disciplina com maior número de questões em muitos concursos.

Os tópicos recorrentes são: Nova Ortografia. Pontuação. Verbos. Preposições. Conjunções. Pronomes. Interpretação de Texto.

Além disso, é sempre bom conhecer as regras para fazer o melhor uso da língua.

3. Coaching para empreendedores

As técnicas de coaching são aplicadas com o objetivo de fazer você alcançar o máximo do seu potencial e isso, consequentemente, reflete no seu negócio.

Quando você se conhece e melhora as habilidades empreendedoras fica mais fácil definir metas realizáveis para você e seu negócio.

Um empreendedor determinado e com características proativas é capaz de enfrentar os desafios com mais sabedoria.

4. Espanhol

São 550 milhões de falantes no mundo. Número que reforça a importância do idioma nos negócios, na culinária, nas artes e para as relações internacionais.

Outro ponto que pode te motivar a começar o curso de Espanhol é o fato de o Brasil fazer divisa com vários países que falam a língua.

E se você nunca pensou em uma viagem pela América Latina, saiba que são vários destinos baratos e muito interessantes.

5. Direito Constitucional – Concursos

A não ser que você tenha estudado Direito em casa ou feito graduação na área, não vemos nada sobre isso na escola.

E possivelmente este seja o motivo pelo qual muitos candidatos não são aprovados em Concursos.

Os termos jurídicos e o conteúdo da Constituição fazem muitos candidatos ficarem preocupados, isso porque é tópico bastante cobrado em concursos das áreas jurídicas.

Sugiro que estude Controle de Constitucionalidade, pois é tópico recorrente nas questões de concurso.

6. História – Enem

História é disciplina fundamental na preparação para o Enem. Não por acaso, visto que a estruturação política, social e cultural do Brasil é estudada nessa disciplina.

É uma das dificuldades dos candidatos frente ao grande número de conteúdos para estudar. Então, quanto antes você começar a preparação, melhor.

Ah, e não deixe de fazer resumos para revisão e pesquisar quais foram os tópicos mais cobrados até agora. Estude focado no que importa.

7. Direito Processual Penal – OAB

Conseguir a aprovação no Exame é mais um desafio que o recém-graduado em Direito precisa enfrentar.

Para complementar os conteúdos vistos durante a graduação, é indicado que o candidato faça um curso preparatório.

Processo Penal faz parte do grupo de disciplinas que possui mais peso na prova. São 6 questões.

Intensifique o estudo sobre aplicação da lei penal, nulidades, atos processuais, prisão, medidas cautelares, liberdade provisória. Provas.

Vale também conferir os exames anteriores para identificar os tópicos recorrentes.

8. Francês

Se você pensa que dominar apenas uma língua estrangeira é suficiente para ser bem colocado no mercado de trabalho está enganado.

O Francês é falado nos 5 continentes, portanto, idioma valioso para as relações internacionais, cultura e turismo.

Quer mais um motivo para aprendê-lo? Francês é um facilitador na conquista de bolsas de estudos de programas dos governos brasileiro e francês.

Além disso, Francês e Inglês, abrem portas para as multinacionais. São mais de 500 empresas francesas instaladas no Brasil.

9. Química – Enem

Nem só de cálculos são feitas as questões de Química no Enem. Também é exigido do candidato que ele consiga interpretar o enunciado e coletar os dados necessários para a resolução da questão.

Uma preparação exclusiva para Química e treinar com base em provas anteriores, garantem uma melhor nota ao candidato.

Uma dica é atentar-se aos conceitos e focar em: Química geral, propriedades químicas e físicas da matéria, reações químicas, compostos orgânicos, poluição, chuva ácida, energia nas reações químicas.

10. Ética Profissional – OAB

Apesar de não ser a disciplina mais difícil, é a que possui maior número de questões no exame. Assim, gabaritá-la significa estar um pouco mais perto da segunda fase.

Os tópicos recorrentes em Ética Profissional são: Prerrogativas, Infrações e Sanções disciplinares, Deveres Éticos, Honorários Advocatícios e Atividades da Advocacia.

Não deixe de fazer resumos e antes da prova revisar todos os tópicos cobrados a partir dos resumos.

Atualize seu currículo ou prepare-se para aquela prova importante sem mensalidades e sem horários fixos com cursos online e gratuitos.

Planeje suas metas e bons estudos!

Compartilhar

estude gratuitamente
com a kultivi

CADASTRE-SE