O que é o Contrato Social de Rousseau e por que é importante estudá-lo hoje?


O contrato social de Rousseau: A professora Sabrina nos fala sobre outro tópico importante a ser revisado para o Enem. Fique ligado nas dicas.

Compartilhar

Conversamos mais uma vez com a professora Sabrina e trouxemos outra super dica de assunto a ser revisado nessa reta final do Enem.

Veja o que ela escreveu pra gente.

Fica ligado porque alguns pontos mencionados por ela podem até ser usados na redação.

” Qual a importância de estudar Jean Jacques-Rousseau para pensar a História, Sociologia e Filosofia? Eu poderia elencar vários motivos, mas destaco alguns: a questão da liberdade individual, a sociedade política e a vida em comunidade. 

Esses são apenas alguns dos possíveis caminhos para interpretarmos a noção de pacto social à luz da História.

“O homem nasce livre, mas por toda parte encontra-se a ferros.”

O que é o Pacto Social?

De maneira bem geral significa um “acordo” normatizado, isto é, mediado pelas Leis, em que o indivíduo confia nas leis e acordos universais para que a harmonia social seja garantida.

Isso quer dizer que prevalece a vontade coletiva sobre os anseios de cada pessoa. 

Uma sociedade política, regida por leis e fundada em um acordo universal e invariável, que beneficia todos igualmente, e organizada com base em deveres mútuos privilegiando a vontade coletiva (Livro I, Cap. VI).

Existe como se manter a liberdade natural do homem e também garantir a segurança e o bem-estar da vida em sociedade? Para Rousseau, isso seria possível através de um contrato social, por meio do qual prevaleceria a soberania da sociedade, a soberania política da vontade coletiva.

O homem “troca” sua liberdade natural pela liberdade civil.  Esse seria o princípio da democracia, quando existe a união das pessoas para superar as dificuldades próprias das sociedades em estágio de desenvolvimento.

O que é importante saber sobre Rousseau para as provas?

A obra de Rousseau é muito interessante para observarmos como, à medida em que a sociedade vai ficando mais “sofisticada”, isto é, em que observamos maior circulação de ideias, mais tecnologia, diversidade econômica e cultural, mais a humanidade sofre a influência dessas estruturas em seus modos de ser e agir.

Essa mudança vai acontecer com todos, e é por isso que Rousseau analisa que a sociedade deve operar em consonância, pois se prevalecerem os desejos de apenas um governante ou grupo, trata-se de tirania de uns sobre os outros.

Atividade prática

Sugiro que pesquise sobre algumas questões que podem despertar a sua análise crítica:

  • Forças da estrutura e das instituições que agem sobre os indivíduos.
  • Manutenção de comportamentos e hábitos que condicionam os sujeitos.
  • Estruturas consolidadas à revelia da vontade geral.
  • Vontade do corpo político como um todo.

Faça uma busca por sistemas ou movimentos políticos que possam ser relacionados aos tópicos acima. Busque também por exemplos e referências literárias, como A Revolução dos Bichos de George Orwell”.

Um pouco mais sobre Rousseau

Jean Jacques Rousseau nasceu em Genebra (Suíça). Escreveu obras importante como Do Contrato Social e Emílio ou Da Educação.

pt.wikipedia.org

Quer saber mais sobre esse nome importante para o Iluminismo? Acompanhe a videoaula abaixo.

Compartilhar

estude gratuitamente
com a kultivi

CADASTRE-SE