
Escrever uma boa redação vai além de conhecer os gêneros textuais e mostrar domínio da Língua Portuguesa. É necessário ser criativo, ter informação sobre o tema, saber argumentar e convencer o leitor. Uma tarefa que exige prática constante e leitura.
Ler nos ajuda a desenvolver a criatividade e nos traz informações sobre diversas áreas, por isso, mesmo que seja durante poucos minutos, leia artigos em jornais, revistas ou blogs e acrescente à sua maratona de estudos uma leitura mais demorada, como por exemplo, os livros técnicos e obras literárias.
Mas, é importante atentar-se para um detalhe: Dê preferência para a literatura nacional, porque aborda temas da história do Brasil e pode servir de citação na sua redação.
Uma citação bem empregada indica que o candidato sabe aplicar conceitos de várias áreas para desenvolver o tema, a famosa interdisciplinaridade.
Pensando nisso, esse artigo lista alguns livros que você pode usar quando for praticar redação. Os três primeiros tratam das técnicas, estrutura e dicas para a produção de textos e os dois seguintes são literários, um nacional e um internacional, instigando seu desenvolvimento crítico.
Como escrever para o Enem: Roteiro para uma redação nota 1.000
Escrito por Arlete Salvador, é um livro que busca mostrar que é possível alcançar nota máxima na dissertação argumentativa.
Manual Compacto de Redação e Interpretação de Texto
Além de conteúdo sobre redação e interpretação de textos, o livro contém exercícios resolvidos e comentários.
Redação Descomplicada
O livro explica os diferentes tipos de textos, apresenta exemplos, analisa redações de candidatos de concursos e traz exercícios para prática.
Triste Fim de Policarpo Quaresma
O clássico escrito por Lima Barreto, publicado em 1915, tem como personagem principal um brasileiro nacionalista, engajado e revolucionário. Além de um momento de entretenimento, você pode saber mais sobre o início da República já que a história se passa no governo de Floriano Peixoto.
A Revolução dos Bichos
Publicado em 1945 por Jorge Orwell, narra uma revolução organizada pelos animais da Granja Solar, que tomam o poder e expulsam seu administrador, Sr. Jones. Uma fábula política que traz a reflexão sobre o totalitarismo, a centralização do poder e sobre o ser humano.
Lembre-se, é com a prática que sua escrita melhora.
estude gratuitamente
com a kultivi