5 leituras para estar preparado para a prova do Enem


Interdisciplinaridade: temas que podem ser abordados nas 4 áreas do conhecimento.

Compartilhar
5 leituras para estar preparado para a prova do Enem

É sabido que o hábito da leitura é essencial para quem está se preparando para o Enem. Qualquer tipo é válido, seja com conteúdo, notícias, atualidades ou textos literários, principalmente, pela interdisciplinaridade, característica estrutural da prova.

O que é a interdisciplinaridade da prova do Enem?

 O Enem visa avaliar a capacidade de raciocínio envolvendo temas sociais, econômicos e ambientais, ou seja, propõe uma avaliação global do aluno, abordando o mesmo tema sob diversas áreas. Isso significa que é fundamental ao candidato aprender a relacionar temas e ter uma visão ampla de cada assunto.

Portanto, só decorar fórmulas e conceitos não irá garantir sucesso na prova, mas sim saber ler, interpretar e relacionar os conteúdos, fórmulas e conceitos com as várias disciplinas e o cotidiano.

Um texto sobre meio ambiente, por exemplo, pode ser útil em questões de Geografia, Biologia, Sociologia, Interpretação de texto e até na redação.

Outro fator importante é que o candidato saiba interpretar o que lê, desenvolvendo o senso crítico. Muitos acreditam que a prova do ENEM é só interpretação de texto, não caia nessa!

É necessário desenvolver habilidades e competências para a prova, ou seja, adquirir conteúdo contextualizado, revisando e correlacionando conceitos.

Então, para colocar em prática essa noção de conteúdo contextualizado, se liga nas indicações a seguir:

OBRAS LITERÁRIAS IMPORTANTES

ASSUNTO              LIVROAUTORIA
AtualidadesEu sou MalalaChristina Lamb
HistóriaEra dos ExtremosEric J. Hobsbawm
GeografiaTemas Atuais em Mudanças Climáticas Diversos
SociologiaA Sociedade em RedeManuel Castells
PortuguêsNova Minigramática da Língua PortuguesaDomingos Paschoal Cegalla

ATUALIDADES – Eu Sou Malala

imagem: divulgação

i

Recentemente a ativista paquistanesa Malala Yousafzai esteve no Brasil para um evento e reforçou a importância da educação como um investimento para o desenvolvimento, principalmente, o feminino.

Malala é a pessoa mais jovem a receber um Prêmio Nobel da Paz, em razão de defender o direito à educação e quase perder a vida em decorrência disso. O livro Eu sou Malala, narra a infância da personagem no Paquistão e o universo cultural e religioso do país. Clique aqui e conheça o livro.

HISTÓRIA – A Era dos Extremos


imagem: divulgação

O século XX foi um período de grandes mudanças e o livro de Eric Hobsbawm (Era dos Extremos: o breve século XX), escrito em 1994, aborda as características políticas e sociais desse período, principalmente sobre as circunstâncias das grandes guerras.

Hobsbawm divide a história do século em três “eras”, entre 1914 até a queda da União Soviética, em 1991. C

GEOGRAFIA – Temas atuais em Mudanças Climáticas


imagem: divulgação

A ação humana sobre a natureza está promovendo alterações de grande escala há, pelo menos, um século. As mudanças climáticas, o aumento da temperatura média da Terra e todos os desdobramentos desses eventos indicam que estamos vivendo uma nova era, o Antropoceno.

Temas atuais em Mudanças Climáticas.

SOCIOLOGIA – A Sociedade em Rede

imagem: divulgação

É conteúdo interdisciplinar os efeitos fundamentais da tecnologia da informação no mundo contemporâneo. O livro A Sociedade em Rede, de Manuel Castells, examina os efeitos e as implicações da transformação tecnológica na cultura da mídia, na vida urbana, na política global e no tempo.

Essa discussão é complexa, recorrente na prova do ENEM e pode aparecer em várias questões de Ciências Humanas e da Natureza. C

PORTUGUÊS – Nova Minigramática


imagem: divulgação

Dúvidas de gramática podem surgir a qualquer momento e nada melhor do que consultar um material bacana, com exemplos, regras práticas e exercícios.

Um complemento eficaz para suas aulas de Língua Portuguesa é o livro Nova Minigramática de Domingos Paschoal Cegalla. É uma versão sintética com o Novo Acordo Ortográfico. C

Além de fazer as leituras indicadas, responda questões das provas anteriores identificando a recorrência dos temas. Tente observar em quais disciplinas/áreas o mesmo tema apareceu e explore-os.

Assim você poderá desenvolver as habilidades e competências necessárias para uma prova nota 1000.

Quer mais dicas? Em breve tem mais, acompanhe no portal da Kultivi.

Bons estudos!

Compartilhar

estude gratuitamente
com a kultivi

CADASTRE-SE