O que estudar para Concursos nível médio


Em Concursos de nível médio, é comum serem cobrados alguns conteúdos. Algumas disciplinas sempre caem e é por elas que você deve começar a estudar.

Compartilhar

Concurseiros mais experientes costumam ter suas próprias anotações sobre os conteúdos mais cobrados e as principais características das provas e bancas.

Isso porque eles têm consciência de que o tempo de estudo deve ser bem aproveitado e, às vezes, a aprovação demora para sair.

Então, um dos segredos é focar nos conteúdos que realmente são importantes para a aprovação e fundamentais na preparação prévia, ou seja, antes do edital ser publicado.

Todo concurseiro sabe que é um longo caminho de estudos, por isso, estudar antes do edital ser publicado significa estar alguns passos à frente.

Nesse sentido, é importante conhecer a base das disciplinas gerais, entender os principais conceitos, fórmulas, exemplos e aplicação.

Assim, quando o edital for publicado, você poderá concentrar sua atenção nos conteúdos específicos da vaga almejada e resolver muitos exercícios para praticar.

Nesse artigo, listei alguns tópicos que normalmente são cobrados em Concursos de nível médio. Lembre-se, cada edital é único e por isso deve ser lido com atenção.

Confira com muito cuidado os conteúdos que o edital exige e se há alguma exigência específica para a vaga.

Conteúdos normalmente cobrados em Concursos de nível médio

Mantenha-se atualizado. Leia com frequência e busque estar antenado ao que acontece no Brasil e no mundo. Além disso, esteja atento à História e Geografia da cidade da sua vaga.

Em Concursos Públicos de prefeituras é comum aparecer na prova questões sobre o Município enquadradas, muitas vezes, como Conhecimentos Gerais e Atualidades.

Língua Portuguesa

Sintaxe. Oração – função e termos. Verbos. Pronomes. Conjunções. Preposições. Novo Acordo Ortográfico. Interpretação Textual. Organização do texto. Coordenação e subordinação. Concordância verbal e nominal. Regência verbal. Classes e formação das palavras. Variação linguística. Gêneros textuais.

Redação

Produção textual também aparece com frequência em Concursos. Pratique a escrita e a leitura para garantir boa pontuação nessa disciplina.

Procure dominar o gênero dissertativo-argumentativo.

Matemática

Probabilidade. Geometria básica com cálculos de área e volume. Equações de primeiro e segundo graus. Frações. Porcentagem. Regras de três. Divisão proporcional. Juros simples e composto. Inequações. Razão e proporção. Conjuntos numéricos. Progressões. Raciocínio Lógico.

Informática

Conceitos Básicos. Sistemas operacionais (Windows, Libreoffice e Linux). Funções e teclas de atalho. Planilhas de cálculos (Excel e Calc Libreoffice). Editor de textos (Word e Writer Libreoffice). Internet, com conceitos básicos sobre sites, e-mail, ameaças virtuais. Hardware e software. Segurança da Informação e na internet.

Outras disciplinas

Direito Administrativo, Direito Constitucional e noções de Gestão Pública também podem aparecer. No entanto, esses tópicos são mais aprofundados em Concursos de nível superior.

Portanto, preocupe-se em ter uma noção geral e entender os conceitos básicos de cada.

Dica Bônus: Quais são os hábitos dos melhores estudantes?

Vida de estudante não é fácil, a gente sabe. É preciso conciliar uma montanha de conteúdos com as demais atividades diárias.

Parece muito complicado ser um estudante exemplar, com bom aproveitamento, daqueles que dá entrevista dizendo: “fui aprovado entre os 10 primeiros 5 vezes este ano”.

Quer descobrir o que fazem os melhores estudantes no dia a dia? Confira alguns hábitos:

1 – Organizar-se para estudar com antecedência, aos poucos, antes das provas.

2 – Estudar todos os dias no mesmo horário.

3 – Conhecer as dificuldades, tirar as dúvidas e aprender com os erros.

4 – Usar técnicas de estudo que ajudem a tornar o tempo gasto mais produtivo.

5 – Aprender na prática: exercícios, exemplos e diferentes formas de aprender o mesmo conteúdo.

6 – Revisar as anotações e resumos com frequência.

Use essas dicas para melhorar seu planejamento de estudos e compartilhe sua experiência com a gente.

Até mais!

Compartilhar

estude gratuitamente
com a kultivi

CADASTRE-SE