Como ler o edital de forma estratégica


Você saber o que é fundamental extrair do edital? Neste artigo listamos algumas dicas sobre como ler o edital de forma estratégica.

Compartilhar

Talvez você está há algum tempo esperando a publicação do tão sonhado edital.  Ou você já participou de vários concursos que nem presta mais tanta atenção assim. Afinal, são todos muito parecidos, não é mesmo?

Bem, os editais são longos e repletos de informações. Não posso negar, dá até uma canseira na leitura.

Mas, e se você lesse apenas o que é realmente importante?

Vale destacar que ler o edital por completo, grifando as informações importantes é um passo assertivo na preparação adequada para a prova. Mas caso não tenha tempo – ou queira ir direto ao ponto – concentre sua atenção nos seguintes pontos.

Listamos abaixo, o que é fundamental extrair do edital, ou seja, ler o edital de forma estratégica.

Cargos

Atente-se primeiro aos cargos que o concurso oferece. Veja se você possui os requisitos para tomar posse caso seja aprovado. É importante também, conferir o número de vagas e se há opção de reserva.

Inscrições

Preste atenção no prazo de inscrições. Se você perder a data para efetuar sua inscrição, não terá outra chance.

Anote na sua agenda para não esquecer.

Data e local da prova

A maioria (nem todos, infelizmente) dos concursos estipula a data da prova já no Edital de Abertura. Veja se você terá tempo hábil para estudar para a prova.

Caso o concurso seja em outra cidade, verifique se você poderá ir até o local de prestação da prova na data indicada. É preciso considerar os custos e o número de vagas, antes de fazer a inscrição.

Duração da prova

Atente-se para a duração máxima da prova. Se for um exame extenso, programe-se para conseguir realizar a prova dentro do tempo previsto.

Essa informação é valiosa para montar o seu cronograma de estudos.

Conteúdo programático

Preste atenção no conteúdo programático. Aqui você irá encontrar tudo que pode ser questionado na prova, além de ser base para sua preparação.

Etapas da prova

Os concursos podem apresentar uma ou mais etapas, como prova discursiva, prova objetiva, análise de currículo, prova de títulos, teste de aptidão física, entre outros.

Preste atenção no Edital para não ser pego desprevenido e esteja preparado para todas as etapas.

Banca organizadora

Preste atenção na banca que está organizando o concurso. Procure saber as principais características e estude com base em provas passadas.

Orientações gerais

Como regra as consultas são proibidas, assim como uso de calculadoras, celulares, relógios, bonés, aparelhos eletrônicos e outros diversos itens.

A cor da caneta permitida também pode estar prevista no Edital. Leia com atenção este item para não ser pego de surpresa no dia da prova.

Compartilhar

estude gratuitamente
com a kultivi

CADASTRE-SE