10 filmes que todo estudante de direito deve assistir


Não só de leis que se forma um advogado, bons filmes podem ajudar na carreira.

10 filmes que todo estudante de direito deve assistir

São inúmeras as produções do cinema para assistir, mas prende muito mais a atenção quando aborda temas de nossa afinidade, em nosso caso, filmes de Direito.

Em meio a tantas leis, decretos, normativas e peças processuais é preciso uma pausa para o descanso. E se você gosta de relaxar vendo filme, vai gostar da lista que eu preparei.

Além de que, faz parte da formação do advogado não só o domínio das leis, mas também a ampla formação cultural e reflexão crítica de diversas situações.

Na lista abaixo constam 10 filmes que podem provocar essas reflexões importantes sobre hermenêutica jurídica, liberdade, pena de morte, coerção, direito de defesa e ética.

Então, prepare a pipoca e divirta-se.

1 As duas faces de um crime

Em Chicago, um arcebispo foi assassinado com 78 facadas e tudo indica que o assassino foi um jovem de 19 anos, preso com as roupas cobertas de sangue da vítima. Um ex-promotor (Richard Gere) que se tornou um advogado bem-sucedido se propõe a defendê-lo, sem cobrar honorários. No decorrer do filme alguns segredos são revelados.

2 Erin Brockovich

Erin (Julia Roberts) é a mãe de três filhos e trabalha em um escritório de advocacia. Ela se interessa pelo caso de uma empresa cujos dejetos estavam contaminando a água de uma pequena cidade e usa seus talentos para reunir provas contra a companhia.

3 Um sonho de liberdade

Andy Dufresne, um jovem banqueiro é condenado à prisão perpétua acusado de assassinar sua esposa. Enquanto tenta se adaptar à vida atrás das grades, cria laços de amizade com outro homem (Morgan Freeman) condenado a passar o resto da vida na prisão e controla o mercado negro da instituição.

4 O poder e a lei

Mickey Haller (Matthew McConaughey) é um advogado diferente: seu escritório se resume ao banco traseiro do carro e ganha a vida resolvendo pequenos conflitos, até que é escolhido para defender um jovem playboy de Beverly Hills.

Disposto a provar a inocência do réu, não imaginava que o cliente estava escondendo a verdade, o que pode alterar o processo.

5 12 homens e uma sentença

Um jovem porto-riquenho é acusado de ter matado o próprio pai. Durante seu julgamento, doze jurados se reúnem para decidir a sentença. Onze deles têm plena certeza de que ele é culpado, e votam pela condenação, mas um jurado acredita ser melhor investigar mais antes de votar.

Porém, ele terá que enfrentar diferentes interpretações dos fatos, e a má vontade dos outros jurados.

6 Carandiru

O filme de 2003 relata os anos de atendimento de um médico no maior Presídio da América Latina, o Carandiru. Frente a realidade dos cárceres, que inclui violência, superlotação das celas e instalações precárias.

O espectador descobre um código penal paralelo que organizava a vida dos detentos, dizimados em massa após uma rebelião.

7 Shahid

Um filme biográfico que conta a história de Shahid Azmi, advogado e ativista de direitos humanos que arriscou a vida para defender um homem acusado de ataques a bomba. Shahid Azmi foi morto a tiros por assaltantes em 2010, aos 32 anos de idade e sua história merece ser conhecida.

8 O Júri

Uma viúva contrata um advogado para processar uma empresa como responsável pela morte de seu marido. Para garantir a vitória, a companhia acusada chama um especialista para selecionar os jurados, só que um membro do júri tem outros planos.

O filme mostra algumas armações que acontecem nos bastidores de um grande julgamento, durante o processo de escolha dos 12 jurados que darão o veredicto sobre o caso.

9 Advogado do diabo

Kevin Lomax, advogado de uma pequena cidade da Flórida que nunca perdeu um caso, é contratado por John Milton (Al Pacino), dono da maior firma de advocacia de Nova York. No início tudo parece correr bem, mas logo Mary Ann (Charlize Theron), a esposa do advogado começa a testemunhar aparições demoníacas.

No entanto, Kevin está empenhado em defender um cliente e cada vez dá menos atenção sua mulher. O misterioso chefe parece sempre saber como contornar cada problema que perturba o jovem advogado.

10 Jornada pela Justiça

Janet Gregory (Julia Ormond) é uma advogada e mãe solteira que acredita que Calvin Willis, um pai de família afro-americano, foi acusado injustamente de violentar uma menina do seu bairro. Então ela entra em uma árdua jornada para provar a inocência de Calvin, que pode durar anos.

Fonte das sinopses: http://www.adorocinema.com

Reserve um tempo no seu plano de estudos para conferir esta lista. Tenho certeza que fará bom proveito.


estude gratuitamente
com a kultivi

CADASTRE-SE